CORURIPE ALAGOAS 2011
Localizada no litoral sul de Alagoas, à 85km de distância de Maceió, Coruripe é um verdadeiro paraíso tropical. Suas principais atividades econômicas são o cultivo de cana de açúcar, coleta de coco, artesanato e turismo. Devido a grande procura, Coruripe possui muitas pousadas, algumas famosas e personalizadas. Há praias semidesertas e praias super movimentadas, para quem gosta de agito. Todo ano, milhares de turistas procuram as praias e piscinas naturais de Coruripe, além dos surfistas que vão para aproveitar os eventos de surf e as melhores ondas da região. Os primeiros habitantes das praias de Coruripe foram os índios Caetés, temidos por serem antropófagos. Dizem até mesmo que eles devoraram o primeiro bispo brasileiro que havia naufragado em Alagoas. A cidade foi oficialmente fundada em 1892 e é uma cidade cheia de festas regionais e tradicionais, que conservam a religião e o folclore vivos no cotidiano do povo. Coruripe é muito procurada por suas praias, algumas quase desertas, de areia branca e fina e o mar azul. As praias mais famosas são a de Pontal de Coruripe, a Miai, a Lagoa do Pau e Barreiras. A praia de Gameleira é a mais sossegada de todas. Ladeada de coqueiros, é a praia mais tranqüila e deserta de Coruripe. Já nos Baixios de Dom Rodrigo, a aldeia de pescadores se transformou em point turístico, cheio de bares e restaurantes. A região das praias possui muitas pousadas, que oferecem vários tipos de serviços. Aconchegantes e bem decoradas, as pousadas são a melhor opção de hospedagem por sua simplicidade e boa localização. Algumas abrigam feiras de artesanato, muito comuns no local, entre outros eventos.
O maior empreendimento da história de Alagoas”. Com essa frase o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) iniciou a coletiva realizada nesta sexta-feira, 9, onde foi divulgada a construção da maior indústria já implantada no Estado: o Estaleiro Eisa Alagoas, que será construído em Coruripe e cujo investimento é de R$ 1 bilhão e meio de reais. A fábrica de navios de propriedade do Grupo Synergy será instalada em uma área de 2 milhões de m² e deve gerar, inicialmente, 4.500 empregos diretos a partir do início das obras, no começo de 2010, segundo o projeto apresentado para a imprensa pelo presidente do grupo, German Efromovich. A apresentação aconteceu na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), na Avenida. “Trata-se de um empreendimento histórico para nossa terra, que vira uma página na nossa economia. Além dos empregos diretos, teremos dezenas de fábricas para acessórios dos navios que devem ser construídas ao redor do estaleiro. Isso significa emprego, renda, impostos e desenvolvimento”, disse Vilela, demonstrando emoção. German Efromovich justificou a escolha de Alagoas para o projeto que, segundo ele, será o maior estaleiro das Américas, com capacidade inicial pra construção de três navios e duas plataformas de petróleo por ano. “Alagoas nos transmitiu a segurança e confiança que não poderíamos ter em nenhum lugar, sem contar com a acolhida e o apoio que tivemos aqui”, frisou, acrescentando que estudos realizados também indicaram Coruripe como o local ideal para a instalação.
A presidente Dilma Rousseff garantiu a participação do estaleito Eisa de Coruripe na nova licitação da Petrobras que deve ocorrer em setembro para a construção de novas sondas para a estatal brasileira. A noticia foi dada como muita vibração pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Otávio Gomes pelo twitter que enviou um recado:"para os céticos, recomendo a mudança de ideia. Falta pouco. Setembro vem aí." O documento pedido apoio da presidente Dilma Rousseff foi entregue pelo senador Benedito de Lira que teve a asssinatura dos três senadores e de oito deputados federais de uma bancada de nove. Segundo comentário no twitter de Luiz Otavio "isso mostra a unidade da bancada alagoana." Por sua vez, a notícia ganhou comentário no twitter do deputado federal Mauricio Quintella que estava no plenário na noite de ontem na Câmara Federal, dizendo: Parabéns Luiz Otávio pelo recado curto e grosso aos céticos." Em retribuição o secretário Luiz Otávio enviou um twitter para o deputado federal Mauricio Quintella(PR): -Caro Deputado Maurício, você tem sido muito importante nessa nossa luta pelo Estaleiro. Obrigado amigo. Apoio de Dilma